O que é o Quarters em Jogos de PC?

O Quarters é um termo utilizado no universo dos jogos de PC para se referir a uma mecânica de jogo que envolve a divisão do tempo de jogo em períodos de 15 minutos. Essa mecânica é comumente encontrada em jogos de estratégia em tempo real, como Age of Empires, StarCraft e Warcraft, onde os jogadores precisam gerenciar recursos, construir bases e treinar unidades para enfrentar seus oponentes.

Como funciona o Quarters?

No Quarters, cada partida é dividida em quatro quartos, sendo que cada quarto corresponde a 15 minutos de tempo de jogo. Ao final de cada quarto, os jogadores têm a oportunidade de fazer uma pausa, avaliar sua estratégia e tomar decisões para o próximo quarto. Essa divisão em quartos permite um melhor gerenciamento do tempo e uma maior organização das ações dentro do jogo.

Vantagens do Quarters

Uma das principais vantagens do Quarters é a possibilidade de planejar e executar estratégias de longo prazo. Com a divisão do tempo em quartos, os jogadores têm a oportunidade de analisar o andamento do jogo, identificar pontos fortes e fracos, e ajustar sua estratégia de acordo. Além disso, o Quarters também permite uma melhor distribuição de recursos ao longo do tempo, evitando desperdícios e garantindo um uso mais eficiente dos mesmos.

Desafios do Quarters

Apesar das vantagens, o Quarters também apresenta alguns desafios para os jogadores. Um dos principais desafios é a necessidade de tomar decisões rápidas e eficientes dentro de cada quarto. Como o tempo é limitado, é preciso ser ágil e estratégico para aproveitar ao máximo cada minuto de jogo. Além disso, o Quarters também pode gerar uma pressão adicional sobre os jogadores, já que a divisão em quartos cria uma sensação de urgência e a necessidade de estar sempre um passo à frente dos oponentes.

Estratégias para o Quarters

Para se dar bem no Quarters, é importante desenvolver algumas estratégias específicas. Uma delas é o planejamento antecipado, ou seja, definir uma estratégia geral para cada quarto antes mesmo de iniciar a partida. Isso permite que o jogador tenha uma visão clara de seus objetivos e possa se concentrar em alcançá-los de forma eficiente. Além disso, é importante também ter flexibilidade e adaptabilidade, já que o Quarters pode exigir mudanças de estratégia ao longo do jogo.

Exemplos de jogos com Quarters

Como mencionado anteriormente, o Quarters é uma mecânica comumente encontrada em jogos de estratégia em tempo real. Alguns exemplos de jogos que utilizam o Quarters são:

– Age of Empires: um clássico dos jogos de estratégia, Age of Empires utiliza o Quarters para dividir o tempo de jogo em períodos de 15 minutos, permitindo que os jogadores planejem e executem suas estratégias de forma mais eficiente.

– StarCraft: outro grande sucesso dos jogos de estratégia, StarCraft também utiliza o Quarters para dividir o tempo de jogo, proporcionando aos jogadores a oportunidade de tomar decisões estratégicas a cada quarto.

– Warcraft: a série Warcraft também utiliza o Quarters como mecânica de jogo, permitindo que os jogadores gerenciem seus recursos e unidades de forma mais organizada e estratégica.

Conclusão

O Quarters é uma mecânica de jogo que divide o tempo de jogo em quartos de 15 minutos, permitindo uma melhor organização e gerenciamento das ações dentro do jogo. Apesar dos desafios que essa mecânica pode apresentar, como a necessidade de tomar decisões rápidas e eficientes, o Quarters também oferece vantagens, como a possibilidade de planejar estratégias de longo prazo. Jogos como Age of Empires, StarCraft e Warcraft são exemplos de jogos que utilizam o Quarters como parte de sua mecânica de jogo.